Cortinas de estacas secantes

Cortinas de estacas secantes

Existe uma grande variedade de sistemas de paredes de contenção no mercado. A decisão quanto ao sistema adequado baseia-se em fatores técnico-económicos.

 

Alguns fatores técnicos típicos para a seleção do sistema certo são a rigidez da parede (para reduzir a utilização de estruturas adjacentes), a permeabilidade da parede e a utilização da parede como parte da estrutura.

 

No caso de estacas secantes significa que estacas contíguas se sobrepõem ligeiramente entre si de forma a criar uma estrutura contínua. As paredes podem ser construídas em locais de dimensões reduzidas e junto a estruturas existentes. Não têm qualquer influência negativa sobre as estruturas adjacentes (assentamentos), pois o furo aberto é relativamente pequeno, circular e protegido por uma camisa em aço temporária.

 

Uma cortina de estacas secantes é uma estrutura de parede rígida com uma elevada resistência à pressão horizontal da terra e à pressão da água. As deflexões horizontais da parede são mínimas. Se for devidamente executada, a cortina de estacas secantes constitui uma estrutura de suporte de água quase impermeável. Por último, a cortina de estacas secantes pode ser facilmente incorporada na estrutura final como um membro de suporte de carga vertical.

 

A técnica de perfuração rotativa permite a construção de paredes em condições de terrenos difíceis (camadas cimentadas duras, gravilha, elementos rochosos) com vários diâmetros e profundidades, de acordo com os requisitos técnicos.