As paredes moldadas são paredes produzidas no terreno com o chamado betão moldado no local, que pode alcançar grandes profundidades. As paredes são construídas com um método de baixo ruído e vibração; a sua espessura depende da utilização estrutural e do equipamento utilizado.
As paredes moldadas têm pequenas deformações e, portanto, são utilizadas principalmente em fundações nos centros urbanos como paredes de contenção. Graças à sua relativamente elevada impermeabilidade, também são adequadas como paredes externas para a futura estrutura. Em casos especiais, os elementos individuais das paredes moldadas são aplicados em fundações.
As paredes estanques vedam barragens e retêm aterros, depósitos-cisterna ou outras instalações industriais que possam colocar em perigo as águas subterrâneas.
Através de uma máquina de corte especial, o terreno é aberto com o formato de uma vala; durante este processo, a vala é continuamente protegida através de um fluido estabilizador.
Parede moldada com betão moldado no local
Ao atingir a profundidade de parede pretendida, o fluido estabilizador é substituído por betão armado, para que a estrutura e as paredes impermeáveis possam ser erigidas.